A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro inicia na quinta-feira (22) a campanha do laço vermelho, Fique Sabendo. Promovendo a realização do exame que identifica o HIV, a campanha tem como objetivo o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus.
Os postos fixos de coleta atenderão até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, no CTA (rua 6, 3265, Santana) e no Serviço de Assistência Especializado (rua 11, 2626, Alto do Santana), onde o exame pode ser feito das 8 às 12 horas. Além das unidades de saúde, que, no mesmo período, disponibilizam o exame das 8 às 9h30.
Durante a campanha, que acontece até o dia primeiro de dezembro, além dos postos fixos, o Centro de Testagem e Aconselhamento itinerante percorrerá diferentes pontos da cidade, proporcionando a realização do exame que identifica o vírus causador da Aids.
“A campanha oferece várias opções de locais e datas para que as pessoas realizem o exame, permitindo que o vírus seja identificado precocemente”, afirma Neide Heloisa Outeiro Pinto, coordenadora do programa DST/Aids da Fundação de Saúde de Rio Claro, acrescentando que o diagnóstico precoce promove melhor qualidade de vida ao portador do HIV, já que a saúde deste portador será monitorada e muitas vezes nem se faz necessário o uso de medicação, apenas controle e manutenção da saúde.
Atualmente no município há 1430 casos de HIV/Aids em acompanhamento. São 430 casos de Aids, ou seja, que fazem uso de medicação, e mil diagnósticos de HIV em acompanhamento e monitoramento da saúde do portador.
Segundo Neide, tem sido observado um aumento na quantidade de casos de HIV na população jovem feminina e de homossexuais, o que reforça a importância da prevenção. “Para evitar a contaminação pelo vírus HIV é essencial o uso de preservativos”, afirma a coordenadora. Em Rio Claro os preservativos são disponibilizados em todas as unidades de saúde da rede muncipal, sem que haja necessidade de preencher cadastro.
Laço Branco
Este ano juntamente com a campanha do laço vermelho, símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a Aids, será desenvolvida a campanha do laço branco, que tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. As campanhas trazem como tema “Preconceito gera violência. Basta de violência. Chega de preconceito.”.
Nas datas e horários em que o CTA itinerante estiver no Jardim Público, as campanhas do laço vermelho e do laço branco serão desenvolvidas paralelamente. Além da oferta do exame que identifica o HIV, equipes do Conselho da Mulher, Consulado da Mulher e Creas irão orientar a população sobre a violência contra a mulher. Os trabalhos acontecerão no Jardim Público nos dias 22, 26, 28 e 30 de novembro das 14 às 18 horas; no dia 25 das 8 às 12 horas; e no dia primeiro de dezembro nos dois períodos, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
São parceiros das campanhas: Assessoria de Referência e Atendimento à Mulher, Centro de Referência e Atendimento à Mulher, Conselho Municipal dos Diretos da Mulher, Conselho Municipal de Saúde, Centro Público de Economia Solidária, Consulado da Mulher, Creas, Senac, Arquivo Público Municipal, Secretaria Municipal de Ação Social, Programa Municipal de DST/Aids e Ministério da Saúde.