As equipes do Sepa/DST/Aids da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro deram início as ações de prevenção à Aids com foco no carnaval que se aproxima.
Desde que tiveram início os ensaios das escolas de samba, a unidade de deslocamento CTA tem percorrido as sedes e barracões realizando nas pessoas interessadas o teste rápido para detecção da Aids.
O Sepa também já tem agendada presença no jardim público, dia 28 de fevereiro, quando da realização do carnaval dos seresteiros. Neste dia o trabalho a ser desenvolvido contará com o reforço do Bloco da Prevenção, tradicional agremiação carnavalesca do DST/Aids que envolve profissionais da saúde e comunidade nas ações de conscientização e prevenção à doença.
O Programa Municipal de DTS/Aids estará disponibilizando à população uma média de 86.000 preservativos no período de janeiro a março de 2014.
Com uma estrutura de prevenção e assistência, o Sepa/DST/Aids da Fundação Municipal de Saúde reúne as seguintes modalidades assistenciais: CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, responsável por estratégias de prevenção junto à população com maior vulnerabilidade para infecções, SAE – Serviço de Assistência Especializado, responsável em promover a assistência integral, ADT – Atendimento Domiciliar Terapêutico às pessoas atendidas pelo SAE; e UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos, que faz a liberação dos medicamentos controlados para utilização nas patologias.