MENU

accessible_forward Acessibilidade
18 de janeiro de 2012 Fundação de Saúde

Du Altimari dá posse ao Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde foi empossado pelo prefeito Du Altimari na noite de terça-feira (17), no salão do gabinete. Durante o discurso o prefeito ressaltou que um dos eixos de sua administração é a democracia participativa, com foco no fortalecimento da participação da sociedade rio-clarense na gestão. Seguindo esta meta, o prefeito anunciou que em breve os conselhos receberão o espaço denominado Casa dos Conselhos, o que lhes proporcionará melhores condições para o desenvolvimento do trabalho.

A saúde pública em Rio Claro, em suas diversas áreas, atende em média 30 mil pessoas por mês e os avanços alcançados pelo setor nos últimos anos foram lembrados pelo prefeito. “Trouxemos para Rio Claro o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e o Serviço Móvel de Urgência (Samu), o Pronto Atendimento do Cervezão passou a contar com equipamento de tele-eletrocardiograma, aparelho de raios-X, gerador de energia, laboratório de análises clínicas e, em breve, naquela unidade, o centro cirúrgico estará realizando pequenas cirurgias, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será inaugurada no Bairro do Estádio”.

Outro projeto da administração municipal é a transformação do PA do Cervezão em UPA, o que geraria mais recursos do Ministério da Saúde para Rio Claro. Apesar dos avanços, Altimari reconhece que há muitos desafios no setor e o principal deles é a ampliação do atendimento na Atenção Básica.

O presidente da Fundação de Saúde esclarece que na Atenção Básica o município tem 27% de abrangência, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de pelo menos 50%. Com isto, a seqüência de atendimento na média e alta complexidade fica prejudicada por estarem sobrecarregadas.

De acordo com avaliação realizada pela Secretaria de Saúde do Estado em São Paulo, que abrangeu todo o Estado, o QUALI AB – Avaliação e Monitoramento da Qualidade da Atenção Básica, Rio Claro está com média acima do Estado. Em algumas unidades, chegou-se à pontuação máxima. “Isto significa que temos qualidade de atendimento, o que precisamos é aumentar a oferta e ampliar a capacidade de atendimento da Atenção Básica”, explica Mestrinel, lembrando que recentemente o município foi contemplado pelo Ministério da Saúde com a ampliação em 2.400.000,00 do teto de repasses financeiros para os serviços de média e alta complexidade.

A presidente do conselho municipal de saúde na gestão 2010-2011, Rosane Vitória da Silva disse que 2011 foi de muito trabalho e que pôde contar com a participação de todos os conselheiros, fator importante para alcançar bons resultados.

Para a vereadora Maria do Carmo Guilherme a administração municipal está trabalhando para oferecer o melhor serviço à população e o conselho municipal está nesta mesma sintonia “sempre se posicionando e pensando no melhor para a cidade”.

Ao final da solenidade, que contou também com a presença dos vereadores Julinho Lopes e Sergio Desiderá e do diretor geral de administração da Fundação Municipal de Saúde, Edison Rodrigues Filho, cada um dos conselheiros recebeu das mãos do prefeito Du Altimari uma cópia do decreto que deu posse aos novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2012-2013.

Pular para o conteúdo