A Rede de Cooperativismo Social fez mais uma reunião com representantes, técnicos e participantes do projeto nesta segunda-feira (11), no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). O objetivo principal foi colher informações sobre o trabalho desenvolvido pelos agentes e lhes oferecer novas orientações, com intuito de fortalecer a Rede na região.
O projeto tem a parceria da Secretaria Municipal de Ação Social e Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos projetos de Economia Solidária de Rio Claro e Saúde Mental. Solange Aparecida de Lima, do Instituto Integra, ministrou palestra com o tema “Formação: O que é Economia Solidária?”, abordando diversas questões, desde a origem da Economia Solidária até os dias atuais e como ela se encontra na região.
“Nossa meta é avançar na inclusão social pelo trabalho e fazer com que as pessoas que participam dessa Rede tenham um suporte e uma oportunidade para que isso aconteça”, ressaltou Solange.
Na palestra foi apresentado um vídeo mostrando a situação que nosso planeta se encontra. Os presentes tiveram a oportunidade de debater sobre qualidade de vida, saúde física, consumo consciente, resíduos sólidos, reciclagem e como superar nossas dificuldades.
A coordenadora do Programa Municipal de Economia Solidária, Flavia Codazzi, comentou sobre a importância dessa inclusão. “Esse trabalho de conscientização e orientação é feito juntamente com o programa para ajudar as pessoas a desfrutarem de uma oportunidade de gerar renda autônoma.”
A próxima reunião será dia 22 de agosto das 9h às 17h, no auditório do refeitório do NAM e terá a participação de Léo Pinho, da Rede Paulista de Saúde Mental e Economia Solidária, trabalhando o tema “Reabilitação psicossocial e inclusão produtiva no SUS e Suas”.