Rio Claro totaliza 64 casos de dengue em 2011, conforme relatório divulgado nesta sexta-feira, 4, pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Fundação Municipal de Saúde. Do total de casos, 60 são autóctones e quatro são importados ou de pessoas que contraíram a doença em outras cidades. No entanto, o número de importados manteve-se inalterado nesta semana em relação à semana anterior, quando a Vigilância Epidemiológica registrava 46 casos da doença.
Comparados os dois boletins, verifica-se que surgiram 18 novos casos em uma semana, uma advertência para que a população permaneça vigilante. “Qualquer recipiente que acumula água deve ser descartado, cabendo observar também outros locais possíveis, já que, comprovadamente, as pessoas estão sendo infectadas em suas próprias casas” alerta Kátia Curado Nolasco, coordenadora do programa de combate à dengue em Rio Claro. “Portanto, se cada cidadão cuidar do espaço onde mora ou trabalha, daremos um grande avanço para deter o mosquito”, acrescenta.
O relatório desta semana mantém o Jardim Santa Maria no topo da lista, com 22 casos registrados naquele bairro. O Jardim Progresso, com 8, e o Jardim Floridiana – com 6, vêm em seguida, tendo o Jardim Panorama com 3 na quarta posição. Vários outros bairros aparecem listados com número menor de casos de dengue.
As estratégias da prefeitura de Rio Claro no combate à dengue incluem vistorias diárias nos imóveis e quinzenais em pontos estratégicos como borracharias, cemitérios e depósitos de recicláveis. Além disso, realiza nebulização nas áreas onde há maior ocorrência de casos da doença.
Numa outra frente, que reforça a educação da população para lidar com a dengue, a Fundação de Saúde atua com equipes de orientação, que realizam palestras em escolas, empresas, associações e entidades das mais diversas. As palestras são elucidativas, apresentam filmes didáticos que ilustram todo o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti e alertam sobre os hábitos do inseto, facilitando seu combate. O agendamento das palestras deve ser feito pelo telefone 3527-0309 e 3535-4441.