MENU

accessible_forward Acessibilidade
10 de dezembro de 2013 Fundação de Saúde

Empresas podem solicitar serviço do DST/Aids

As empresas de Rio Claro e de sua microrregião podem contar com a equipe do Sepa – Serviço Especializado de Prevenção e Assistência para DST/Aids/Hepatites Virais da Fundação Municipal de Saúde.

O CTA Itinerante, viatura utilizada para deslocamento com todo suporte necessário para coleta de material destinado a exames, presta o atendimento para qualquer empresa interessada. Basta fazer a solicitação pelo e-mail

dst@saude.rc.sp.gov.br, deixando o telefone para contato.

Com uma estrutura de prevenção e assistência, o Sepa reúne as seguintes modalidades assistenciais: CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, responsável por estratégias de prevenção junto à população com maior vulnerabilidade para infecções, SAE – Serviço de Assistência Especializado, responsável em promover a assistência integral, ADT – Atendimento Domiciliar Terapêutico às pessoas atendidas pelo SAE; e UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos, que faz a liberação dos medicamentos controlados para utilização nas patologias.

“Um dos grandes avanços de Rio Claro para o enfrentamento de epidemia de doenças sexualmente transmissíveis foi a implantação do teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C”, explica a coordenadora Neide Heloísa Outeiro Pinto.

Segundo a coordenadora, com o teste rápido foi acelerada a entrega do resultado e o acolhimento é imediato nos resultados positivos. Isso garante rapidez na assistência à saúde e melhor qualidade de vida ao paciente.

No final de novembro o DST/Aids Rio Claro realizou a campanha “Fique Sabendo” de incentivo ao teste de Aids e doenças sexualmente transmissíveis. Foram realizados 1.374 exames com aconselhamento pré e pós-teste, dos quais 582 realizados nas unidades de saúde e 792 em postos de atuação do CTA Itinerante. Desse número de exames, oito acusaram positivos para HIV/Aids e a Sífilis apontou 15 casos positivos.

Pular para o conteúdo