Boletim divulgado na tarde desta quarta-feira, 13, pelo setor de Vigilância Epidemiológica de Rio Claro mostra que, em uma semana, o município apresentou 789 novos casos de conjuntivite. São agora 2.379, enquanto o boletim do dia 6 indicava a ocorrência de 1.590 casos.
O grande número de casos da doença tem sido verificado em grande número de municípios paulistas, o que levou a Secretaria de Estado da Saúde a divulgar informes sobre o assunto. A epidemia em Rio Claro supera de longe os números registrados nos anos de 2009 e 2010, que tiveram 315 e 265 casos, respectivamente.
A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro orienta as pessoas para que, em caso de ardor nos olhos, coceira, vermelhidão ou dificuldade de olhar a claridade, procurem atendimento médico.
Para evitar a doença, as autoridades de saúde sugerem as seguintes atitudes preventivas: intensificar os cuidados de higiene das mãos e rosto com água e sabão várias vezes ao dia, uso individual de toalhas de banho e de rosto, manter as unhas das crianças curtas e limpas para evitar contaminação dos olhos com bactérias ao coçá-los, não visitar doentes ou recém nascidos, e não freqüentar locais de aglomeração de pessoas.