A equipe de combate à dengue da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizou a primeira etapa de nebulização no Distrito de Batovi, na manhã dessa sexta-feira (6); e deverá dar prosseguimento na próxima semana, dependendo das condições climáticas.
A nebulização só acontece em áreas consideradas extremamente necessárias, por conta de o produto ser de grande toxicidade. “A nebulização exige uma série de procedimentos e muito cuidado para que as pessoas não tenham impactos com o produto, que é aprovado para uso”, explica a coordenadora de equipe, bióloga Kátia Curado Nolasco.
Para este sábado (7), os agentes de saúde estarão atuando no antigo prédio da Unesp, no bairro de Santana; e fazendo retorno de ausentes do bairro Santa Eliza, das 9 às 11 horas. As pessoas devem colaborar permitindo a inspeção de suas casas. No domingo o trabalho irá se concentrar no NAM – Núcleo Administrativo Municipal.
Viagem
As pessoas que irão viajar no carnaval precisam se prevenir contra os criadouros do mosquito da dengue. Os proprietários de residências devem deixar os quintais organizados e as vasilhas cobertas, pois isso garante segurança para os próprios moradores e seus vizinhos.
Água
Por causa da crise hídrica que afetou várias cidades do interior, mas principalmente da região metropolitana de São Paulo, as pessoas decidiram armazenar água em suas casas. A coordenação do combate a dengue de Rio Claro orienta esses cidadãos a manterem fechados os vasilhames, baldes, galões e todos os utensílios utilizados no armazenamento. Dessa forma a fêmea do mosquito Aedes aegipty não terá condições de depositar os seus ovos.