MENU

accessible_forward Acessibilidade
11 de novembro de 2011 Fundação de Saúde

Equipe do Samu realiza primeiro parto

Um chamado recebido na sexta-feira (11) pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Rio Claro alegrou os envolvidos na operação. Por volta das 13h30 aconteceu o primeiro parto realizado pelo serviço. A mãe Adriana Alves, 27, entrou em trabalho de parto em sua residência, na Vila Industrial. O Samu foi acionado e a equipe chegou em tempo de auxiliar a mãe a dar luz a uma menina.

“Recebemos a ocorrência com o alerta de que a bolsa havia se rompido e a criança estava nascendo”, explica o médico Mitsuru Takahashi, que realizou o atendimento juntamente com o enfermeiro Genivaldo e o socorrista Danilo. Para Mitsuru esta foi uma agradável surpresa.“Normalmente socorremos pessoas feridas e é muito bom participar de um momento de alegria”, diz o médico.

Passado o susto e já com a filha nos braços, no quarto da maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, Adriana agradece o auxílio que recebeu. “O atendimento foi ótimo, é muito bom poder contar com um serviço como o Samu nos momentos de necessidade”.

Quando tudo aconteceu Adriana estava em casa acompanhada da irmã e da sobrinha. “Foi um susto, não sabíamos o que fazer! Ainda bem que pude contar com o Samu!”, afirma.

A coordenadora do Samu Regional de Rio Claro, Alcione Buzo, diz que é gratificante estar envolvida em uma operação que abrange tanta felicidade e que este também é o propósito do Samu. “Trabalhamos para socorrer as pessoas e salvar vidas e, neste caso, pudemos ajudar uma vida a chegar ao mundo”, destaca.

A mãe exibe orgulhosa a menina que nasceu pesando pouco mais de três quilos e recebeu o nome Bianca Vitória. Apesar de ter chegado de surpresa, a menina veio ao mundo trazendo muita alegria.

Samu
O socorro oferecido pelo Samu é feito depois de chamada gratuita para o telefone 192 e tem como principal característica a rapidez do atendimento, feito desde o início com acompanhamento médico.

O Samu funciona 24 horas por dia com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atendem as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Recentemente o Samu de Rio Claro foi habilitado pelo Ministério da Saúde, que repassará anualmente 360 mil reais destinados à Central de Regulação, 330 mil reais à Unidade de Suporte Avançado e 150 mil reais à Unidade de Suporte Básico.

Em operação desde julho, até 31 de outubro o Samu atendeu 8.573 chamados. Destes 3.976 partiram Rio Claro.

Pular para o conteúdo