Equipes de combate à dengue e da Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizaram nova investidas nesta terça-feira (24) contra casas fechadas e abandonadas denunciadas à prefeitura, mas não encontraram criadouros de mosquito da dengue.
Em mais uma operação especial as equipes vistoriaram nove casas na área central e uma na Vila Paulista, sem constatar qualquer irregularidade com relação à dengue.
Para esta quarta-feira (25) o combate à dengue programou vistorias em terrenos conforme reclamações feitas no 3526-7156 e a continuidade da nebulização no Parque Universitário. À noite a nebulização de rua irá acontecer na região do bairro Santana, compreendendo Alto de Santana e Vila Operária.
Em Rio Claro, segundo levantamento do Centro de Controle de Zoonoses, 80% dos criadouros de mosquito da dengue se concentram em residências, a grande maioria habitada.
Por este motivo torna de fundamental importância a participação do cidadão cuidando do seu espaço, como terrenos e quintais, evitando acúmulo de água. Este trabalho de manutenção é a melhor alternativa de prevenção ao mosquito.
Entulhos
Ainda dentro do programa de ações contra a dengue, desde sexta-feira (20) a prefeitura intensificou a fiscalização para coibir depósito de entulho, podas de árvores e materiais de construção civil nas vias públicas e calçadas.
O responsável pela imprudência pode ser multado em até meio salário mínimo, com acréscimo de 20% em cada reincidência, estando o responsável também sujeito a que a fiscalização recolha os materiais ou mercadorias, cobrando 20% de um salário mínimo para que possam ser retiradas pelo interessado.