Apresentações culturais e informações sobre serviços municipais foram apresentadas.
A luta antimanicomial foi tema de atividade realizada na sexta-feira (24) pela Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro. Para ressaltar a importância do assunto, profissionais de saúde, pacientes da rede de saúde mental e comunidade se uniram em evento que reuniu informação e cultura no teatro do Sesi.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, marca a luta dos profissionais de saúde por um tratamento mais humano às pessoas com transtorno mental. O movimento reivindica formas de tratamento substitutivas ao encarceramento manicomial das pessoas diagnosticadas como doentes mentais.
“Esse é um assunto de extrema relevância e precisamos debater a importância do cuidado e liberdade relacionados ao tema”, observa Nathalia Rodrigues, que coordena o setor de saúde mental da Fundação de Saúde.
A programação do evento incluiu apresentações culturais de pacientes dos serviços de saúde mental e também apresentação do serviço municipal realizado na área. Empreendedores do programa de Economia Solidária estiveram no local para expor e comercializar seus produtos.