MENU

accessible_forward Acessibilidade
27 de agosto de 2010 Fundação de Saúde

Ex-fumantes aprovam tratamento na rede pública

    Vinte e três ex-fumantes que terminaram com sucesso o tratamento oferecido pelo Programa de Controle do Tabagismo de Rio Claro receberam na manhã de sexta-feira (27) certificados de conclusão. “Tenho certeza que as novas turmas terão tanto sucesso quanto nós”, ressalta José Carlos Haderchpek, de 53 anos, que começou a fumar aos 16 anos. “O tratamento foi decisivo para vencer um vício que me acompanhava por mais de 30 anos”, comemora.

    O evento aconteceu para celebrar o “Dia Nacional de Combate ao Fumo” comemorado em 29 de agosto, e aconteceu na sede do Centro de Especialidades em Saúde Mental (CESM). A ex-fumante Márcia Luzia da Silva, de 48 anos, ressalta que o grupo de tratamento se tornou um forte suporte para deixar o vício. “Acabamos nos tornando amigos, um dá apoio ao outro para que não retrocedamos”, explica. “No meu caso o resultado do tratamento foi extremamente satisfatório e por isso recomendo para todos os que pretendem se livrar do tabagismo”, destaca.

    O programa atende atualmente a 30 pessoas, divididas em duas turmas. Com encontros semanais, o enfoque do tratamento está no uso de medicamento e na conscientização dos atendidos. “O tratamento vem se mostrando eficaz e tem alcançado média de 40% de resultados satisfatórios”, pontua a coordenadora do CESM, Cristiane Aparecida de Godoy Gava. “Esse índice está dentro do que estipula o Ministério da Saúde”, acrescenta.

    Nos últimos três anos, o Programa de Controle do Tabagismo já atendeu por volta de 230 pessoas. Uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, enfermeiro e psiquiatra auxilia as pessoas a se livrarem do vício e a se manterem abstêmias mesmo após o tratamento, que tem duração de três meses. “Além de tratá-las, procuramos transformá-las em agentes multiplicadores no combate ao tabagismo”, finaliza a coordenadora do CESM.

    Para fazer a inscrição no programa é necessário comparecer no CESM, localizado na Rua 12 nº 175 – Consolação, para fazer cadastramento e aguardar ser chamado. Ao término de cada grupo, novas turmas são formadas.

Skip to content