A entrega de certificados aos que terminaram com sucesso o tratamento dentro do Programa de Controle do Tabagismo de Rio Claro é evento que comemora, nessa sexta-feira (27) às 9 horas, o “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, celebrado no país em 29 de agosto. A confraternização será realizada na sede do Centro de Especialidades em Saúde Mental (CESM).
“Uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, enfermeiro e psiquiatra auxilia as pessoas a se livrarem do vício e a se manterem abstêmias mesmo após o tratamento, que tem duração de três meses”, explica a coordenadora do CESM, Cristiane Aparecida de Godoy Gava.
O programa atende atualmente a 30 pessoas, divididas em duas turmas. Com encontros semanais, o enfoque do tratamento está no uso de medicações e na conscientização dos atendidos. “O Programa vem se mostrando eficaz e tem alcançado média de 40% de resultados satisfatórios”, destaca Cristiane Gava. “Esse índice está dentro do que estipula o Ministério da Saúde”, acrescenta.
Nos últimos três anos, o Programa de Controle do Tabagismo já atendeu por volta de 230 pessoas. “Na medida em que as pessoas se conscientizam dos malefícios do cigarro, ou quando adoecem, somos procurados”, observa a coordenadora do CESM. “Além de tratá-las, procuramos transformá-las em agentes multiplicadores no combate ao tabagismo”, finaliza.
Para fazer a inscrição no programa é necessário comparecer no CESM, localizado na Rua 12 nº 175 – Consolação, para fazer cadastramento e aguardar ser chamado. Ao término de cada grupo, novas turmas são formadas.