A Prefeitura de Rio Claro, por meio das secretarias municipais de Ação Social e Saúde, realiza neste domingo, dia 1º, das 9 às 16 horas, a Copa Laço Branco e Vermelho: Oriente-se no jogo, Previna o ataque.Trata-se de um dia de lazer com a família, organizado pelo Centro de Referência de Atendimento à mulher, em prol do fim da violência contra as mulheres e da luta mundial contra o vírus da Aids.
O evento é realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, Senac Rio Claro, Programa Municipal de Economia Solidária, Núcleo Artevida, Poder Judiciário de Rio Claro, OAB – Subseção Rio Claro, Centro de Ressocialização Feminino de Rio Claro, Conselho Municipal da Mulher, Secretaria da Segurança Pública e Instituto Embelleze Rio Claro.
No decorrer da Copa haverá partidas de futebol de salão, dança Zumba, Capoeira, Grupo de Dança Baila Comigo, da 3º Idade; premiação da torcida mais animada, sorteio de prêmios e brindes, Van da Saúde realizando testes de HIV gratuitos, recreação infantil com brinquedos infláveis, exposição e comercialização de artesanato por empreendimentos econômicos solidários.
Além da versão oficial, existem outras quatro versões sobre a origem do uso dos laços. Uma delas conta que ativistas americanos contra as guerras passaram a usar o laço com o “V” de Vitória invertido, na esperança de que um dia, com a solução do problema, poderiam voltá-lo na posição correta. Outra versão irlandesa conta que as mulheres dos marinheiros do país colocavam laços vermelhos na frente das casas quando os maridos morriam em combate.
Inspirado no laço vermelho, o laço rosa se tornou símbolo na luta contra o câncer de mama. O amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade social. O verde é utilizado por ativistas do meio ambiente, o lilás significa a luta pelas vítimas da violência urbana e o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes, sendo que mais recentemente foi adotado também como símbolo na campanha contra a censura virtual. Atualmente, somou-se à lista o laço branco, usado na campanha pela conscientização dos homens pelo fim da violência contra a mulher.