MENU

accessible_forward Acessibilidade
25 de maio de 2011 Fundação de Saúde

Farmácia Popular de RC distribui remédios para hipertensão e diabetes

Rio Claro é um dos municípios onde acontece a distribuição gratuita de remédios para hipertensão e diabetes dentro da campanha Saúde Não Tem Preço, organizada pelo governo federal nas Farmácias Populares. A campanha entra na sua segunda semana e disponibiliza 12 medicamentos, todos de graça.

“São remédios de grande procura”, explica o farmacêutico Márcio Jacomini, gerente responsável pela unidade da Farmácia Popular de Rio Claro, vinculada à Fundação Municipal, de Saúde. “Para ter acesso aos medicamentos gratuitos, entretanto, é necessário seguir rigorosamente as exigências de documentação especificadas pelo Ministério da Saúde”, alerta.

Existem três situações possíveis de aquisição gratuita de remédios para hipertensão e diabetes na campanha Saúde Não Tem Preço.

Quando é o próprio paciente que retira o remédio, é necessário apresentar a receita médica, CPF e documento com foto (RG, CNH ou outro oficial que tenha foto) originais.

As retiradas de remédios feitas por terceiros, que assumem a posição de responsáveis legais pelos pacientes, podem ser feitas mediante apresentação da receita médica do paciente, originais do CPF e documento de identidade com foto (como RG ou CNH), procuração reconhecida em cartório em nome do responsável legal, e originais do CPF e documento oficial com foto (como RG ou CNH) do responsável legal.

A terceira situação é a de aquisição da medicação para crianças. Nesse caso, além da receita médica, é necessária a apresentação do original do CPF da criança, procuração reconhecida em cartório em nome do pai, mãe ou responsável legal da criança, e originais do CPF e documento oficial com foto (como RG ou CNH) do pai, mãe ou responsável legal da criança.

Em todos esses casos a receita médica precisa necessariamente incluir o nome do paciente, o nome do medicamento indicando a concentração e o modo de uso, data e o nome, CRM e assinatura do médico.

“São 12 medicamentos para hipertensão e três para diabetes disponibilizados sem custos à comunidade”, informa o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde de Rio Claro.

“Alguns desses remédios têm saída superior a duas mil unidades por dia”, contabiliza o gerente da Farmácia Popular de Rio Claro, informando que desde o início do programa, há cerca de dez dias,o atendimento diário no estabelecimento subiu para mais de 350 pessoas diariamente.

A Farmácia Popular de Rio Claro fica na avenida dois, 244, entre ruas três e quatro, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e aos sábados das 8 horas ao meio dia.

Remédios para hipertensão gratuitos na Farmácia Popular:

Atenol 25mg, comprimido

Captopril 25mg, comprimido

Enalapril 10mg, comprimido

Enalapril 20mg, comprimido

Fursosemida 40mg, comprimido

Hidoclorotiazida 25mg, comprimido

Losartana 50mg, comprimido

Metildopa 250mg, comprimido

Metildopa 500mg, comprimido

Nifedipina Retard 20mg, comprimido

Propranolol 40mg e Verapamil 80mg, comprimido

Os remédios para diabetes gratuitos na Farmácia Popular:

Glibenclamida 5mg, comprimido

Metformina 500mg, comprimido

Metformina 850mg, comprimido.

Skip to content