Quarenta e cinco potes de mel foram apreendidos em Rio Claro após inspeção realizada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, em conjunto com a Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde. Os produtos tinham o rótulo fraudado.
“Recebemos denúncia anônima e ao fazer a averiguação em estabelecimentos comerciais constatamos a irregularidade”, explica o diretor do SIM, Felipe Tauk.
Prática irregular do tipo é considerada crime contra a economia e a saúde pública, e é passiva de multa, apreensão da mercadoria e pode até levar os infratores à cadeia.
Todos os produtos de origem animal devem ser inspecionados e registrados em algum dos órgãos públicos de inspeção. “E muito importante a população exigir produtos com o selo do SIM, ou do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou do Serviço de Inspeção Federal (SIF), para garantir produtos de qualidade e evitar riscos à saúde”, comenta Tauk.
A Vigilância Sanitária e o SIM de Rio Claro têm realizado constante fiscalização nos estabelecimentos comerciais assim como no comércio clandestino que vende carne, ovos, leite, mel e seus derivados.