Na sexta-feira (30) a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizou o II Encontro Intersetorial de APH em Psiquiatria, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), reunindo profissionais do Programa de Saúde Mental, Atenção Básica, setor da Urgência/Emergência e Segurança Pública do município e microrregião.
O evento contou com a presença do enfermeiro José Gilberto Prates, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que discorreu sobre “Atendimento pré-hospitalar do paciente em crise psiquiátrica – conceituação e prática”.
A reunião realizada durante todo o dia teve como objetivo qualificar a assistência prestada ao usuário do Programa Saúde Mental, principalmente no atendimento de urgência pré-hospitalar, a partir da elaboração de protocolos e fluxograma do atendimento intersetorial de urgência em Saúde Mental.
Os participantes propuseram a realização de oficinas intersetoriais para discussão de casos, contemplando condutas e encaminhamentos mais adequados, proposta que passará por avaliação.
O Programa Municipal de Saúde Mental de Rio Claro é referência para 26 municípios da região e é composto por três Caps, sendo um Caps III, um Caps ad, um Caps i e dois ambulatórios: Cesm (adulto) e Criari (infantil).
Os Caps são serviços de Saúde Mental destinados a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Oferecem atendimento individual, em grupos, visitas domiciliares, atendimento à família e atividades comunitárias.