MENU

accessible_forward Acessibilidade
15 de outubro de 2013 Fundação de Saúde

Fundação de Saúde adota novo tratamento para hepatite

O Programa Municipal DST/Aids/Hepatites virais da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro reuniu profissionais de saúde para apresentação do novo protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para Hepatite Viral e Coinfecções – suplemento  2 (genótipo 1 do HCV e fibrose avançada).

O encontro contou com a participação do Dr. Fernando Gonzales, médico infectologista da Unicamp e representante do Comitê de Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de dois novos medicamentos contra hepatite C no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais modernos e eficazes, o Telaprevir e o Boceprevir fazem parte da classe de inibidores de protease, considerados o que há de mais atual no combate da doença em todo o mundo. As drogas serão administradas concomitantemente com outras duas já disponíveis no SUS – o Interferon Peguilado (injetável) e a Ribavirina (via oral) – na chamada triplaterapia.

O município de Rio Claro já está habilitado para iniciar o tratamento com a triplaterapia. Os casos devem ser avaliados individualmente por equipe multidisciplinar tendo em vista a gama de eventos adversos provocados pelo tratamento.

Até então, esse tratamento na rede particular chegava a custar R$ 50 mil. A iniciativa do MS terá impacto extremamente importante no tratamento de portadores de hepatite C e, principalmente, trará esperança a casos que não respondiam às terapias disponíveis no SUS.

Pular para o conteúdo