A Fundação de Saúde de Rio Claro está elaborando ampla campanha de conscientização sobre o trânsito, com o objetivo de promover a vigilância, prevenção e redução da violência e acidentes. A campanha é organizada em parceria com as secretarias municipais de Governo e de Mobilidade Urbana, Sest/Senat e Ministério da Saúde, que repassou recursos da ordem de R$ 50 mil.
De acordo com o projeto elaborado pela Fundação de Saúde, a finalidade é implantar ações que visem à promoção de saúde no trânsito capacitando os profissionais das unidades básicas de saúde, sensibilizando os gestores e a sociedade organizada para a discussão sobre acidentalidade. O projeto visa também conscientizar a população quanto às práticas saudáveis no trânsito.
O setor de saúde assume o compromisso de trabalhar com a população para criar uma consciência mais humanitária na relação das pessoas no trânsito, a fim de se evitar a violência e os acidentes que, além de provocarem sérios problemas para as vítimas e suas famílias, exigem custos elevados no atendimento e tratamento dos acidentados.
Dentre as ações previstas na campanha estão a elaboração e distribuição de cartilha sobre acidentalidade e de folders abordando a promoção à saúde no trânsito. Esse material será destinado aos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
A campanha de conscientização sobre o trânsito está programada para o mês de setembro e deverá ter desdobramentos a médio prazo em razão de outras ações que o governo municipal pretende realizar sobre o assunto.
Paralelo a isso, as secretarias de Educação e de Mobilidade Urbana e o Sest/Senat iniciaram um ciclo de palestras nas escolas sobre o tema “A vida em primeiro lugar”. Quase 10.200 alunos do primeiro ao quinto ano, distribuídos em 25 escolas, vão assistir a palestra, que será ministrada até o dia seis de agosto.