A Fundação de Saúde de Rio Claro encerra o ano dengue nesta quinta-feira (30) com resultado bastante satisfatório. O ano dengue corresponde a 1º de julho a 30 de junho.O último boletim da Vigilância Epidemiológica emitido dia 23 registrou um total de 89 casos confirmados de dengue neste período, sendo 71 no ano de 2016. São sete (7) casos de chikungunya e duas (2) suspeitas de zika vírus.
O balanço das ações de janeiro a junho deste ano foi apresentado nesta quarta-feira (29) durante reunião da sala da dengue na Secretaria de Segurança. A coordenadora do combate, Kátia Curado Nolasco, explicou as estratégias e os números relativos às ações realizadas pelas equipes da Fundação de Saúde.
Nas operações casa a casa, quando há visitação dos agentes para eliminar criadouros e orientar moradores, foram feitas inspeção em 32.094 imóveis e nebulizados 18.383, totalizando 78.362 residências trabalhadas.
“Além do registro de um índice Breteau satisfatório, ficou em 0.4 no levantamento de maio, fechamos o ano dengue com números baixos, o que significa que as estratégias e a colaboração da população foram muito importantes para o êxito do trabalho”, considerou Kátia Curado, que não deixou de fazer seu alerta com relação ao mosquito transmissor: “Ele é perigoso e não podemos facilitar. O monitoramento é uma operação constante, tanto do poder público quanto dos moradores”, argumentou.
Ações nesta quinta-feira
O trabalho de combate à dengue, chikungunya e zika vírus prossegue em Rio Claro, agora entrando no novo ano dengue. Para quinta-feira (30), a partir das 8 horas, estão previstas visitações no Cervezão e nebulização no Santa Eliza.