Na manhã dessa terça-feira, dia 12, representantes da Pastoral da Saúde de Rio Claro, vereadores e diretores da Fundação Municipal de Saúde estiveram reunidos discutindo problemas e ações do setor.
O secretário municipal Dr. Marco Aurélio Mestrinel fez um diagnóstico da saúde pública em Rio Claro e da gestão pública da saúde nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal.
Ao considerar a importante parceria da prefeitura com a Santa Casa – agora ainda mais fortalecida com o projeto da Irmandade de construir um hospital e da iniciativa do município em se inscrever no programa de criação de curso de medicina – Dr. Mestrinel ratificou o objetivo principal da Fundação para os próximos anos que é o fortalecimento da Atenção Básica, ou seja, das unidades de saúde localizadas nos bairros e que estão mais próximas da população.
Foi explicado aos participantes que a ampliação de leitos do SUS é um assunto que a Fundação Municipal de Saúde vem debatendo há três anos sem ter como foco a construção de um hospital por parte da prefeitura. Sobre isso, Dr. Mestrinel falou sobre os esforços do governo municipal junto ao Ministério da Saúde para que seja ampliado o número de leitos SUS, mas na Santa Casa.
O encontro foi considerado muito produtivo e democrático, pois serviu para esclarecer e estreitar o relacionamento da Fundação Municipal de Saúde com setores da comunidade.
Na reunião ainda estavam e puderam expor opiniões os vereadores Maria do Carmo Guilherme, Julinho Lopes, João Zaine, Dalberto Christofoletti, Paulo Guedes, Raquel Picelli e Agnelo Matos; além do padre Cândido, de Vânia Fiório, da Pastoral; e demais representantes.