A coordenadora técnica do Caps-ad (Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas) e Mestra em Saúde, Paula Becker, realiza no próximo sábado (19) a palestra sobre as atividades do Caps em evento promovido pela Rede Ewò, que acontece no município com apoio da prefeitura e do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro (Conerc). O objetivo é capacitar para a prevenção ao uso de drogas.
A atividade é aberta ao público e será realizada das 8 às 17 horas na Vila Industrial, Avenida um, 544 (no Ylê Axé Obá Odokiran). Será o encerramento da fase de capacitação desse projeto, que é realizado em três Estados – Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Paulo Becker falará sobre as políticas públicas implantadas a partir da Lei Federal 10.216/2001, que ditou novas regras dentro da Reforma Psiquiátrica Brasileira instituindo em seu artigo segundo o “direito da pessoa portadora de transtorno mental ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental”.
A palestra também focará nas atividades desenvolvidas em Rio Claro, através do CAPS-ad. Todo o suporte criado visa oferecer um serviço extra-hospitalar direcionado à população adulta dependente de álcool e outra drogas, com ou sem comprometimentos clínicos e ou psiquiátricos.
A equipe, integrada por médico, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeira, técnico em enfermagem, recepcionista, auxiliar geral e coordenador técnico administrativo, desenvolve ações de atendimento individual, atendimento em grupo, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atendimento aos familiares, atividades comunitárias e encaminhamento aos leitos para eventual repouso.
As principais funções do CAPS-ad são de caráter social e humanitário com finalidade de recuperar a auto estima e confiança, fortalecimento da capacidade de enfrentamento de frustrações, reinserção na comunidade e no mercado profissional, o restabelecimento de laços familiares e a melhora na qualidade de vida da clientela atendida.
Informações sobre o atendimento prestado podem ser solicitadas na Avenida 2 nº 522 – Ruas 5 e 6, telefone 3525-7204.