MENU

accessible_forward Acessibilidade
14 de janeiro de 2014 Fundação de Saúde

Fundação de Saúde instala aparelho cardiológico

Já estão em operação os aparelhos cardiológicos repassados pelo Ministério da Saúde à Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro. Os serviços de urgência foram contemplados com o sistema: a viatura do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – e a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, localizada na Avenida 29.

Os tele eletrocardiogramas são sistemas portáteis interligados ao HCor – Hospital do Coração, de São Paulo. Neles são processadas todas as informações do paciente durante a realização do eletrocardiograma. O repasse é imediato para a central, localizada no próprio HCor, que, por intermédio de uma equipe especializada, emite o laudo logo em seguida, dando completa agilidade ao atendimento.

“É uma tecnologia avançada e funciona em tempo real; entre três e cinco minutos temos o laudo emitido pelo HCor”, comenta a coordenadora do Samu, enfermeira Alcione Buzo.

O tele eletrocardiograma é resultado das pesquisas em bioengenharia e foi produzido pelo Instituto Dante Pazzanese.    O aparelho consiste em um eletrocardiógrafo convencional acoplado a um módulo de transmissão de celular ou computador. É um método de fácil manuseio e baixo custo, que promove a redução do tempo gasto para o diagnóstico.

Pular para o conteúdo