Aos poucos e com muito trabalho a Fundação Municipal de Saúde vai ampliando as frentes de atendimento médico no sistema público do município. O princípio do Secretário de Saúde Marco Aurélio Mestrinel é fortalecer o atendimento básico para que as unidades de urgência e emergência possam cumprir com a sua função de atender apenas casos extremos, o que hoje não está sendo possível devido à demanda de pacientes em situação de baixa complexidade, ou seja, não graves.
O projeto da Fundação de Saúde é ampliar o PSF – Programa de Saúde da Família, que reúne unidades funcionando em bairros para atender os casos mais imediatos, evitando o deslocamento até prontos-socorros ou hospitais.
Nesta sexta-feira, 30, às 10 horas, o prefeito Du Altimari e o secretário Mestrinel estarão no Jardim Centenário inaugurando a reforma e ampliação do PSF “Benjamin de Castro”, obra realizada com recursos federais e que irá proporcionar à comunidade local mais conforto e comodidade no atendimento.
Dentro de mais alguns dias outro PSF deverá ser entregue. Este será no bairro Terra Nova, onde está localizado o projeto social e esportivo Claretiano do Padre Jocelir.
O projeto foi inaugurado no dia 16 com salas específicas para o atendimento da população na área da saúde. A unidade do PSF do Terra Nova terá um enfermeiro, um médico generalista, três técnicos de enfermagem e oito agentes comunitários de saúde. A Fundação Municipal de Saúde está promovendo a compra dos equipamentos.
“Estamos buscando soluções para melhorar o atendimento médico da população e isso exige estudo, tempo e recursos. Avançamos bastante e somos abertos a ideias, sugestões e alternativas”, declara o secretário Mestrinel.
No município de Rio Claro encontram-se em funcionamento nove unidades de PSF com 11 equipes. A intenção é que esse número seja ampliado.