No período de 10 de março a 10 abril será realizada a campanha nacional de vacinação contra o vírus HPV. O público alvo da campanha são as meninas de 11 a 13 anos de idade. Trata-se de uma estratégia do Ministério da Saúde para reduzir o câncer de colo de útero.
A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro já está se organizando por intermédio da Vigilância Epidemiológica. “Neste momento estamos realizando levantamento do número de meninas por unidade de ensino para podermos informar onde cada escola deverá encaminhar os alunos para serem imunizados”, explica a coordenadora da VE Ivana Freschi.
Os pais ou responsáveis devem ficar atentos neste período, pois receberão um bilhete da escola onde seus filhos estudam para procurar uma determinada sala de vacina e iniciarem o esquema vacinal estendido em três doses.
“Queremos que a campanha ocorra da forma mais tranquila possível e que possamos vacinar todas as meninas da faixa etária preconizada até 10 de abril”, comentou Ivana Freschi.
O Brasil utilizará a vacina quadrivalente, que é segura e os efeitos colaterais após a dose são leves e pouco freqüentes. Cerca de 10 a 20% poderão apresentar dor e vermelhidão no local da injeção e febre baixa.
O câncer de colo de útero é a quarta causa de óbito em mulheres de 35 a 55 anos de idade, que provavelmente se infectaram na adolescência.