Pelo oitavo ano consecutivo as equipes da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro recebem o prêmio de reconhecimento ao trabalho desenvolvido no controle da Tuberculose.
O prêmio foi entregue em São Paulo, durante o Fórum Estadual de Tuberculose realizado pela Coordenadoria de Controle de Doenças do Governo do Estado. O reconhecimento de nossa equipe “é o resultado conquistado com qualificação técnica, empenho e comprometimento com o serviço público”, observa o Secretário de Saúde, Geraldo de Oliveira Barbosa.
As ações de prevenção e controle da tuberculose são desenvolvidas pela Fundação Municipal de Saúde por intermédio de todos os serviços de atendimento: PA Cervezão, UPA, PSMI, UBSs e PSFs; Cead, Sepa, Vigilância Epidemiológica e Departamentos de Finanças e Compras, pois o programa de controle envolve desde o diagnóstico, tratamento e acompanhamento mensal, exames laboratoriais, solicitação e distribuição de cestas básicas, liberação de recursos, entre outros.
A Fundação Municipal de Saúde realiza campanha de conscientização e controle duas vezes por ano, nos meses de março e novembro, mas na rotina de atendimento das unidades de saúde todo paciente tossidor é investigado.
Tosse com secreção a mais de duas semanas já é um sinal de alerta e a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Uma vez realizado o diagnóstico o paciente passará por um tratamento durante seis meses. Os principais sintomas são: tosse, emagrecimento e suor no final da tarde e início da noite.