A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro deu posse na manhã de sexta-feira (9) aos 22 novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
A importância do trabalho da Cipa foi ressaltada nos discursos das autoridades durante a solenidade que aconteceu na sede da Fundação de Saúde. “Os funcionários da Fundação de Saúde tem como objetivo cuidar da saúde da população e a Cipa tem o compromisso de cuidar da saúde dos funcionários”, afirmou o presidente em exercício e diretor médico da Fundação de Saúde, Dr. Gilberto dos Santos Filho.
O prefeito Du Altimari lembrou os avanços alcançados pela administração no setor de saúde, como as melhorias no Pronto Atendimento do Cervezão, a instalação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além da Unidade de Pronto Atendiemento (UPA) e do Laboratório Municipal que devem ser inaugurados em breve. “A saúde está vencendo desafios e avançando como nunca”, disse o prefeito.
Os antigos e novos membros da Cipa foram saudados também pelo diretor geral de administração da Fundação de Saúde, Edison Rodrigues Filho, que na condição de quem acompanha a Cipa desde o início, afirmou que “é muito bom ver que o trabalho teve continuidade”.
Milene Weissmann é a nova presidente da Cipa da Fundação de Saúde, em substituição a Carmem Silvia Victor Iost, que concluiu seu mandato, mas vai continuar o trabalho como membro da Cipa na nova gestão. Milena agradeceu o convite e disse esperar contar com o apoio e comprometimento de toda a equipe ao longo da jornada. Apoio esse que foi recebido pela Cipa em 2011 e ressaltado na fala da ex-presidente Carmem. “A participação de todos os membros da Cipa foi muito importante para o desenvolvimento do trabalho”, disse, agradecendo também as parcerias realizadas com a Comissão de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CCISS), Núcleo de Educação em Saúde (NES), Serviço de Atendimento ao Servidor (SAS) e Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (CESMT).
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosane Victoria da Silva, agradeceu a contribuição dada pela Cipa para que a saúde melhore cada vez mais no município.
Durante a solenidade os membros da Cipa saudaram com aplausos as servidoras do SAS, a engenheira de segurança do trabalho Paula Kannebley e a enfermeira do trabalho Alexandra Souza, que representavam o médico Valter Nevoeiro. As profissionais foram responsáveis pelo treinamento oferecido aos membros da Cipa antes de assumirem os cargos. “A colaboração de todos é importante para que a Cipa consiga cumprir seu papel de orientação sobre a prevenção de acidentes”, afirma a engenheira Paula.
A nova Cipa da Fundação de Saúde tem 22 integrantes, sendo 50% eleitos pelos funcionários e outros 50% indicados pelo presidente da Fundação, conforme prevê a legislação. Eles terão mandato de um ano. Débora Hellen Ferri Fais Fiocco foi escolhida como vice-presidente entre os representantes eleitos dos servidores.
Os novos membros da Cipa da Saúde são os titulares Milene Weissmann, Debora Helen Ferri Fais Fiocco, Carmem Silvia Victor Iost, Luciane Aparecida Marcondes, Mariza Heloá Secco Clemente, Marcos Antonio Buzzo, , Regina Celia Amaral Correa Leme, Vladimir Queiroz Sejas, Silvia Cristina Dos Santos Alves, Vaniele Rita De Souza, Tania Maria Santana Ferreira e Diego Reis; e os suplentes Ednalva Elisabeth Simonato, Maria Angela Da Cunha, Pedro Donizete Séspede, Jaqueline De Jesus Bertin, Rita De Cassia Dos S. Torres Ferraz, Elaine Carbinatto, Iuri Ferro Pelegrini Alvarenga, Cleiton Cesar Custodio, Ana Cristina Jácomo, Paulo Serji Tashiro.