No mês de novembro o Programa Municipal de DST/Aids/Hepatites Virais da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro promove a qualificação de enfermeiras da rede de saúde pública para que possam realizar o exame de HIV (Aids). Com a capacitação as Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas, maternidade pública, urgência e emergência; e os serviços especializados da rede pública terão condições de oferecer o teste rápido.
O Programa Municipal também irá promover a campanha “Fique Sabendo”, no período de 25 de novembro a 1º de dezembro, quando os testes estarão disponíveis em todas as unidades de saúde e pontos estratégicos a serem divulgados.
No ano de 2013 já foram realizadas 160 ações do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTAs) itinerantes com a oferta e realização de 1950 testes. O Brasil registra em média cerca de 38 mil casos de Aids por ano. Desde os anos 80, quando teve início a epidemia, o país já contabilizou 656 mil casos. No município de Rio Claro são 1.480 casos sendo que, na média, 50 casos por ano são diagnosticados.
A estratégia de diagnóstico precoce e testagem na população têm por finalidade detectar a presença do vírus o mais cedo possível para que o início do tratamento aconteça previamente mantendo a qualidade de vida do paciente.
Rio Claro conta com uma unidade do CTA dentro do Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para DST/Aids/Hepatites Virais – SEPA, localizado na avenida 19 nº 1045, Bairro Saúde; e uma unidade móvel – CTA Itinerante, que realiza os testes durante o ano em vários pontos estratégicos.