Com palestra da Dra. Cristina Donadio Prado, que falou sobre a importância do pré-natal, a Unidade Básica de Saúde da Vila Cristina realizou encontro essa semana com o grupo de gestantes para apresentar e conscientizar sobre as atividades do SUS no atendimento às futuras mamães.
O grupo é uma prática integrativa e acolhedora, pois muitas pacientes somente participam da consulta e não têm a oportunidade de entenderem o que se passa na sua gestação e quais os meios que dispõem para que a gravidez seja tranqüila e com saúde para ela e seu bebê.
O encontro teve a participação da vereadora Raquel Picelli. A próxima reunião será dia 6 de setembro, às 13 horas.
A Fundação de Saúde mantém atendimento para gestantes. O pré-natal funciona em todas as unidades da Rede Básica Municipal. Aos todo são 16 núcleos divididos em 10 de USF – Unidade de Saúde da Família e seis de UBS – Unidade Básica de Saúde.
A prestação desse serviço às futuras mamães contempla uma série de procedimentos considerados imprescindíveis ao bem estar da gestante e do bebê. Assim, são oferecidos durante e pós o período gestacional os seguintes atendimentos: no mínimo seis consultas de pré-natal realizadas por profissional médico e ou enfermeiro; avaliação odontológica e nutricional; preenchimento e orientação sobre o cartão da gestante; exames laboratoriais e ultrassonografia obstétrica; vacinação de rotina para o pré-natal; estímulo à participação no Grupo de Orientação à Gestante; acompanhamento pós-parto nos primeiros 10 dias; incentivo ao aleitamento materno e planejamento familiar com orientação sobre métodos contraceptivos.