As pessoas que comparecerem às unidades de saúde passarão por diagnóstico e receberão orientações sobre saúde bucal
A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realiza neste sábado, 8, uma campanha de diagnóstico precoce de doenças bucais. “Queremos alertar as pessoas sobre a importância do auto-exame e da adoção de medidas preventivas”, informa Sérgio Augusto Ciantelli, diretor geral de assistência odontológica do município.
O atendimento é de graça e será feito das 8 às 17 horas nas unidades básicas de saúde e nas unidades de saúde da família, durante a campanha de vacinação contra a Gripe A e Gripe Comum. “Se identificarmos alguma anomalia, o paciente será encaminhado para tratamento”, afirma Ciantelli.
As pessoas que comparecerem às unidades de saúde passarão por diagnóstico e receberão orientações sobre o assunto. “A informação é elemento de grande importância para a saúde pública”, observa Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
A utilização de escova dental, creme dental com flúor e fio dental são essenciais para a manutenção da saúde da boca, pois auxiliam na remoção da placa bacteriana. “Alimentação balanceada também é muito importante”, alerta Ciantelli. Outro cuidado deve ser o baixo consumo de açúcar para evitar o aparecimento de cáries.
O setor odontológico alerta que o câncer bucal, que está entre os principais problemas enfrentados por quem não adota cuidados com a saúde da boca, aparece geralmente com uma ferida que não dói, mas nunca cicatriza.
Além da má higiene bucal, os principais fatores de risco de doenças bucais são: consumo de cigarro e álcool, exposição continuada à luz solar, próteses dentárias mal-adaptadas ou quebradas, além da presença de restaurações ou dentes fraturados ou com bordas cortantes.