Foram quatro meses de trabalho ininterrupto da Fundação de Saúde de Rio Claro mobilizando uma grande equipe de funcionários em várias frentes de ação no enfrentamento da dengue, chikungunya e zika vírus.
A operação casa a casa foi um dos combates mais acirrados no quadrimestre (janeiro a abril e começo de maio), com um aproveitamento bastante significativo na prevenção. Foram trabalhados mais de 40 mil imóveis, entre as atividades de rotina, que acontecem diariamente, e as realizadas aos sábados, quando acontecem os mutirões. Ao todo, 41.383 imóveis tiveram a presença de agentes de combate.
A mobilização contra a dengue, chikungunya e zika vírus acontece desde o período de epidemia no quadrimestre do ano passado e não parou até o presente momento. A intenção é não diminuir o trabalho, mesmo com o município apresentando um panorama completamente diferente de 2015.
Ainda para os próximos meses está programada a continuidade da nebulização e as visitações em várias regiões do município, pois o combate e a prevenção intensos são as únicas estratégias eficazes para se evitar a dengue e seus agravos.
A Fundação de Saúde de Rio Claro prorrogou a parceria com o governo estadual para o mutirão da dengue ainda neste mês de maio. As equipes prosseguem realizando as visitações aos sábados, em setores estratégicos para a coordenação do combate. A população deve permanecer atenta e não descuidar da vigilância em seus imóveis.
Ações nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (11), a partir das 8 horas, os agentes de combate à dengue, chikungunya e zika vírus estarão em visitações no bairro Maria Cristina com previsão de que podem iniciar também o Distrito de Assistência. A nebulização vai ocorrer na região central, Rua 3 com Avenidas 12 a 18. Caso chova não haverá ação.