Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, foi encerrado nesta sexta em Rio Claro.
Nas duas semanas em que esteve em Rio Claro, a carreta da mamografia atendeu um total de 418 mulheres, uma média de quase 30 exames por dia. O fluxo de atendimento, feito de segunda a sábado, foi considerado satisfatório tanto pela equipe do programa quanto pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro. “A presença dessa carreta foi de grande importância para auxiliar no atendimento de pacientes e da demanda espontânea de mulheres que puderam fazer o exame sem precisar de pedido médico, em caráter preventivo”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
O atendimento na carreta da mamografia, que faz parte do programa Mulheres de Peito do governo estadual, teve início no dia 14 de março no Espaço Mais Saúde em Rio Claro, na Avenida Visconde com Avenida 10, e foi encerrado na sexta-feira (29).
Mulheres com 50 anos ou mais puderam fazer exames gratuitos para prevenção do câncer de mama apresentando apenas documento de identidade e cartão SUS.
Uma das primeiras pacientes a fazer o exame no dia 14, Sandra Pagano Ferreira Bueno, elogiou o atendimento. “Fui muito bem atendida. Cheguei, me deram a senha e logo já fiz o exame. Achei ótimo”, disse Sandra. A secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer, elogiou o programa. “A prevenção é essencial, e quando se trata de prevenir o câncer de mama, o exame de mamografia é fundamental. Por isso que programas como o Mulheres de Peito nos auxiliam muito no trabalho preventivo”, afirmou a secretária, lembrando que Rio Claro zerou a fila de espera por mamografia no ano passado e atualmente os atendimentos na rede pública são da demanda do mês.
De janeiro de 2017 a março de 2018 quase seis mil pacientes realizaram mamografia em Rio Claro, que zerou a fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) para esses exames. A mamografia deve ser feita anualmente por todas as mulheres acima de 50 anos. Pelas mais jovens, quando há indicação médica. Para ter acesso ao exame na rede pública, as mulheres também podem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas.
Essas quase seis mil mamografias foram realizadas no AME (Ambulatório Médico de Especialidades, do governo estadual), na Gold Imagem, por meio de contrato estabelecido com a Santa Casa de Misericórdia, e na carreta da mamografia que estava no Espaço Mais Saúde no ano passado.