O Ministério da Educação (MEC) abriu credenciamento para as instituições de ensino que querem oferecer curso de medicina, que terá inicialmente 55 vagas em Rio Claro. O prefeito Du Altimari recebeu cópia do edital que foi publicado terça-feira (23) pelo MEC e vê grande avanço no processo de implantação do curso no município. “Receber essa notícia neste final de ano é um grande presente de Natal para nossa cidade”.
No início deste mês Altimari e representantes de outros municípios estiveram em Brasília conversando com o Ministro da Educação, Henrique Paim, para discutir ações e pedir rapidez na condução da implantação do curso de medicina.
“A publicação da minuta do documento poucos dias após a reunião em Brasília, e do edital de credenciamento antes de terminar o ano, mostra que nossos esforços estão valendo à pena e que a faculdade de medicina em Rio Claro é uma realidade cada vez mais palpável”, comenta o prefeito.
Pelo menos cinco instituições já se manifestaram interessadas em oferecer o curso de medicina em Rio Claro: Anhanguera, Asser, Uniesp, Grupo Bandeirantes e Claretianas. Segundo o edital do MEC, as mantenedoras interessadas têm até o dia 23 de janeiro para credenciamento e, depois, até seis de fevereiro para apresentarem toda a documentação.
Rio Claro vem trabalhando intensamente para viabilizar um curso local de medicina desde que formalizou, em novembro do ano passado, a inscrição no programa lançado pelo Ministério da Educação em outubro de 2013. Além das 55 vagas para o município, outras cidades da região também foram contempladas com o curso – Araras e Limeira terão 55 vagas, e Piracicaba, 75, totalizando 240 vagas.
Segundo o edital de credenciamento, a divulgação da classificação nesta primeira fase será dia 8 de abril e a divulgação do resultado preliminar acontece dia 22 de maio. Após o período de interposição de recursos, a divulgação do resultado final, com o nome das faculdades autorizadas a oferecer os novos cursos de medicina, está programada para o dia 24 de junho.
Ações
Rio Claro está se preparando para ter uma das melhores estruturas voltadas ao curso de medicina que está sendo implantado no município. Na semana passada a Fundação Municipal de Saúde e o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa aplicaram processo seletivo de especialização em preceptoria para residência médica do SUS.
O secretário de Saúde, Geraldo Oliveira Barbosa, explica que os aprovados no processo seletivo receberão treinamento e capacitação a partir de 2015. “Estamos trabalhando para que seja possível o treinamento em residência médica nas áreas de medicina da família e saúde coletiva, ginecologia e obstetrícia, psiquiatria e saúde mental”, informa.