MENU

accessible_forward Acessibilidade
05 de dezembro de 2014 Educação

MEC publica minuta do edital para curso de medicina

A minuta que dará origem ao edital definindo as regras para seleção das entidades interessadas em oferecer curso de medicina está disponível para consulta pública. Os novos cursos fazem parte do programa Mais Médicos e Rio Claro é um dos municípios selecionados pelo governo federal para ter curso de medicina.

A minuta foi publicada pelo Ministério da Educação e está disponível no site da entidade (MEC) e no Diário Oficial da União. Pelo o prazo de dez dias, a contar da data de publicação, os interessados podem fazer sugestões e críticas, além de sugerir alterações no documento. “A consulta pública é passo fundamental para que o edital seja finalizado, o que tende a acelerar as demais tramitações para Rio Claro ter uma faculdade de medicina”, comenta o prefeito Du Altimari.

No início desta semana Altimari esteve em Brasília junto com representantes de outros seis municípios, para pedir ao ministro da Educação, Henrique Paim, rapidez na publicação do edital. “A publicação da minuta mostra que fomos atendidos e que o sonho de Rio Claro de ter um curso de medicina fica cada vez mais próximo da realidade”, ressalta o prefeito. A perspectiva inicial é de que o município possa ter o início das aulas no segundo semestre de 2015.

o prefeito de Rio Claro, Du Altimari, o ministro da Educação, Henrique Paim, e o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida

A minuta tem 40 páginas e especifica detalhadamente todos os quesitos necessários ao recebimento de propostas das entidades de ensino interessadas na autorização para o funcionamento de cursos de medicina, conforme seleção no âmbito do Edital nº 03, de 22 de outubro de 2013.

Pelo menos cinco instituições já se manifestaram interessadas em oferecer o curso de medicina em Rio Claro: Anhanguera, Asser, Uniesp, Grupo Bandeirantes e Claretianas.

O curso de medicina que será implantado em Rio Claro terá 55 vagas. Na região, Araras e Limeira também terão 55 vagas e, Piracicaba, 75, totalizando 240 vagas. Na divulgação do número de vagas, o Ministério da Educação afirmou que é uma oferta anual inicial e que, posteriormente, poderá haver novo procedimento para aumento de vagas

Pular para o conteúdo