MENU

accessible_forward Acessibilidade
13 de março de 2014 Fundação de Saúde

Médicas cubanas chegam a Rio Claro para reforçar PSF

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro recepcionou na tarde dessa quinta-feira (13) duas médicas cubanas designadas pelo programa federal “Mais Médicos” para trabalharem na rede pública de saúde do município.

Marely Figueiredo Fonseca (36) e Yolanda Marisela Rodríguez Alvarez (46) chegam para reforçar o Programa de Saúde da Família (PSF) e devem assumir suas funções dentro de 15 dias na unidade de saúde da família dos bairro Bonsucesso e Novo Wenzel.

Nos próximos dias as duas profissionais deverão passar por um processo de integração à cidade e ao sistema de saúde municipal, enquanto aguardam a documentação final do Ministério da Saúde. “Será um período de contato com os colegas de trabalho e de conhecimento dos serviços da Fundação Municipal de Saúde”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Telma Segre.

Especializadas em Medicina Geral Integrada com serviços prestados em Saúde Comunitária, as duas médicas têm longa experiência profissional. Marely Figueiredo acumula 12 anos de experiência, enquanto que Yolanda já trabalha há 21 anos na carreira. Durante três anos estiveram na Venezuela participando do Programa de Medicina Comunitária. São casadas e mães. As famílias permanecem em Cuba.

O “Mais Médicos” é um programa do governo federal, lançado em julho de 2013, pela presidenta Dilma Rousself, com o objetivo de ampliar a cobertura do atendimento médico e o fortalecimento da Atenção Básica no Brasil, em especial o Programa Saúde da Família.

A inclusão de Rio Claro no Programa “Mais Médicos” foi solicitada pelo prefeito Du Altimari para ampliar a oferta de atendimento de saúde à população, pedido que acabou por ser contemplado na semana passada.

Pular para o conteúdo