MENU

accessible_forward Acessibilidade
29 de junho de 2026 Fundação de Saúde

Médicos e enfermeiros participam de treinamento sobre procedimentos nas vias aéreas

Atividade foi realizada na quinta-feira no hospital municipal.

Médicos e enfermeiros que atuam em unidades de urgência da rede pública de saúde de Rio Claro participaram na quinta-feira (25) de treinamento voltado a procedimentos em vias aéreas.

“As atividades foram realizadas no hospital municipal envolvendo parte teórica e também prática, utilizando para isso bonecos e equipamentos necessários aos atendimentos”, observa Daiane Campanela, que coordena o setor de enfermagem da Fundação Municipal de Saúde.

Para os médicos, a aula foi voltada a intubação orotraqueal, incluindo riscos, complicações que podem surgir e como lidar com cada situação. Já os enfermeiros aprenderam mais sobre o uso da máscara laríngea, procedimento que pode ser realizado pelo enfermeiro e que possui a mesma finalidade da intubação. Nos dois casos o objetivo é a passagem de oxigênio aos pulmões. Além disso, a aula abordou como o profissional deve proceder se o paciente apresentar traumas na laringe.

“São situações que fazem parte da rotina de quem atua na rede de urgência, e o treinamento foi fundamental para aperfeiçoar o conhecimento da equipe, visando o melhor atendimento à população”, observa o médico Rafael Pavezi Garcia, diretor médico da Fundação Municipal de Saúde.

Mais de 50 profissionais participaram da atividade, ministrada pelo enfermeiro emergencista Willian Bacciotti, pelo médico Filipe Frozoni e pela enfermeira Daiane Campanela. Na realização, a Fundação Municipal de Saúde contou com parceria da empresa DSL Serviços Médicos e Gestão em Saúde.

Pular para o conteúdo