MENU

accessible_forward Acessibilidade
23 de setembro de 2014 Fundação de Saúde

Ministro da Saúde apóia união regional pelos cursos de medicina

Até o final do ano, o governo federal deverá ter definido o nome da instituição de ensino que oferecerá curso de medicina no município de Rio Claro. A informação foi confirmada ao prefeito Du Altimari na manhã desta terça-feira, 23, pelo ministro da Saúde – Arthur Chioro – durante encontro em Araras, onde ambos participaram da inauguração de uma unidade de pronto-atendimento.

O ministro lembrou que os critérios para seleção dos municípios buscaram a interiorização dos cursos de medicina e achou importante a proposta do prefeito Du Altimari de tratar o assunto regionalmente, de maneira que cada cidade assuma uma ou mais especialidades médicas. Altimari lembrou que no Aglomerado Urbano de Piracicaba, também Araras, Piracicaba e Limeira foram relacionadas para terem um curso de medicina. “Com a região trabalhando sincronizada, podemos dar celeridade aos serviços e implantar aqui uma referência no setor”, ressalta o prefeito Du Altimari, que falou da proposta com os prefeitos de Araras, Nelson Brambilla, e de Piracicaba, Gabriel Ferrato, em Brasília no anúncio das cidades que terão o curso de medicina.

Está prevista uma chamada pública de apresentação de propostas pelas instituições privadas de educação superior para a implantação dos cursos de medicina nos municípios selecionados.

As instituições de ensino superior (IES) que assumirem a responsabilidade de abrir os cursos devem realizar investimentos na rede de saúde – os valores aplicados são, inclusive, critério para a seleção das IES –, além de implantar programa de residência médica de modo a garantir a especialização dos profissionais após o término da graduação.

Rio Claro foi selecionado entre mais de 200 municípios que se manifestaram interessados em ter uma faculdade de medicina. O processo de seleção e avaliação dos municípios, realizado por uma comissão de especialistas do Ministério da Educação, começou em outubro de 2013. No total, 205 municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49. Destes, 39 preencheram os requisitos para receber os cursos, entre eles, Rio Claro, e sete têm prazo de seis meses para se adequar.

Pular para o conteúdo