A região dos bairros Santa Maria, Jardim das Flores e Boa Vista recebe neste sábado (19) mutirão especial contra a dengue, chikungunya e zika vírus. Cerca de cem agentes da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro irão vistoriar as residências e orientar a população sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar o mosquito transmissor
O trabalho terá início às 7h30 e a expectativa é de que se estenda até as 14h30. A ação é resultado de parceria com o governo do Estado, que irá efetuar o pagamento do dia trabalhado pelos agentes. Aos sábados o número de ausentes nas residências é menor, o que torna a ação mais eficaz.
As ações continuam nesta sexta-feira (18) no bairro Consolação, onde as equipes farão trabalho de nebulização. Já os agentes de saúde estarão no Centro realizando o trabalho de busca e eliminação dos criadouros nas residências.
No sábado passado (12) foram vistoriadas cerca de 2.500 residências no São Miguel. As equipes têm encontrado muitos criadouros do mosquito nas residências, indicando que é necessária maior atenção da comunidade quanto à eliminação de recipientes que possam acumular água. Vasos, garrafas, pneus e materiais de construção são alguns dos problemas encontrados nas casas.
O Centro de Controle de Zoonoses ressalta que, neste momento, é importante que a sociedade esteja consciente da responsabilidade que todos devem ter e indica atitudes preventivas como não jogar lixo em terrenos, ruas e calçadas e eliminar qualquer recipiente que possa acumular água.