Boa parte do comércio central de Rio Claro recebeu na manhã dessa terça-feira (31) as equipes de nebulização interna de combate à dengue. O trabalho não é muito fácil, pois envolve uma grande complexidade dos estabelecimentos comerciais.
A ação terá continuidade nesta quarta-feira (01) e será encerrada na quinta-feira (02) percorrendo da Avenida 10 até a Avenida 7 com Ruas 1 a 6, obedecendo ao horário das 6 às 8h30, caso não chova.
A nebulização é um sistema delicado, pois nele é utilizado produto químico, o que exige da coordenação de combate muita cautela na aplicação em locais com produtos alimentícios ou de saúde.
Para a intensificação da nebulização no município, a Fundação Municipal de Saúde contratou a empresa M.M. Tecnologia Ambiental Ltda, da cidade de Araras.
Durante seis meses essa empresa terá ações no município e fará todos os procedimentos de nebulização e apoio às equipes de combate. O valor do investimento por parte da Fundação de Saúde foi de R$ 578 mil em processo licitatório.
Embora seja viável a aplicação química, a população não deve se esquecer de que a dengue envolve um trabalho conjunto do poder público e comunidade.
A maior parte dos criadouros do mosquito transmissor está concentrada dentro das residências, portanto é necessário monitoramento constante de ralos, vasinhos de plantas, canaletas, calhas, caixas d´água e recipientes que possam acumular água.
O pico da dengue é verificado em abril e começo de maio e toda precaução é fundamental para a sua prevenção.