A coordenação de combate à dengue da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro definiu com a Sucen – Superintendência de Controle de Endemias do Estado – o início da nebulização de rua nesta quarta-feira (25), às 18h30, em toda região de Santana. A nebulização terá continuidade na quinta-feira (26) e na sexta-feira (27).
A nebulização de rua acontecerá na Vila Operária, Santana e Alto de Santana, em trechos que compreendem do Lago Azul até o antigo prédio da Unesp e da Avenida 40 até Avenida 24.
Ao todo são 80 quadras de cobertura. Os moradores serão avisados durante todo o dia por meio de carro de som do Centro de Controle de Zoonoses.
A região de Santana aparece na lista da Vigilância Epidemiológica como um dos locais da cidade com maior número de casos de dengue. Em primeiro lugar está a região central, que terá operação especial a partir da próxima semana.
A Sucen irá utilizar um sistema que libera produto em forma de neblina para eliminar mosquitos transmissores da dengue. Em caso de chuva a ação será adiada.
Sirene de alerta
Para que seja feita a nebulização, os moradores serão avisados por uma sirene e devem obedecer alguns procedimentos: abrir portas e janelas deixando as cortinas abertas, cobrir todos os alimentos e filtros de água, guardar pratos, copos, talheres, panelas, panos de prato e utensílios que estejam expostos; cobrir gaiolas de pássaros e aquários; e retirar bebedouros de animais.
Outra recomendação é que crianças, idosos e pessoas com asma e bronquite devem ficar em um cômodo fechado por 30 minutos. O combate à dengue solicita aos moradores que não saíam para as ruas durante a aplicação do inseticida.
Para este trabalho a Sucen terá o apoio da Defesa Civil e Guarda Municipal.