MENU

accessible_forward Acessibilidade
26 de março de 2019 Fundação de Saúde

Os 15 anos do Centro de Saúde do Trabalhador

Cerest de Rio Claro cuida da prevenção e saúde do trabalhador de 11 municípios.

Ao participar nesta terça-feira (26) de café da manhã em comemoração aos 15 anos do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador de Rio Claro (Cerest), o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacou a importância do órgão na fiscalização das leis de segurança do trabalho. “O Cerest tem defendido os trabalhadores e se colocado à disposição das empresas para orientações no sentido de um ambiente de trabalho tranquilo e seguro”, afirmou. Juninho cumprimentou a equipe do Cerest pela atuação nas empresas.

O Cerest de Rio Claro se posiciona na linha de frente para estruturar e articular a saúde do trabalhador no conjunto de ações da rede SUS dos 11 municípios de sua abrangência – Analândia, Araras, Conchal, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Leme, Pirassununga, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição e Santa Gertrudes. O serviço funciona na Avenida 9, entre ruas 2 e 3, nº 204, Centro, telefone (19) 3525-2080.

Criado em 2004, o Cerest acompanhou as diversas transformações da saúde do trabalhador no cenário nacional, como a criação da Renast – Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, homologação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, estabelecimento do NTEP – Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário, a criação da PEC-241 que estabelece o teto para gastos públicos e congela os orçamentos por 20 anos, as mudanças nos setores de Previdência Social e Trabalho, a alteração da Consolidação das Leis Trabalhistas e o processo de negociação da Reforma da Previdência.

 O Cerest tem realizado trabalho preventivo com cursos, exposições, palestras, supervisão e orientação às empresas. Todo este trabalho do Cerest, segundo Cesar Augusto Borgi, gerente de saúde do trabalhador e responsável pelo órgão, se justifica também se levarmos em consideração as notificações de acidentes de trabalho feitos através do RAAT – Relatório de Atendimento ao Acidentado do Trabalho no município de Rio Claro que, nos últimos nove anos, contabilizam aproximadamente 40 mil registros.

Pular para o conteúdo