MENU

accessible_forward Acessibilidade
02 de dezembro de 2010 Fundação de Saúde

PA do Cervezão passa a atender com classificação de risco

      A partir desta semana, quem chega ao Pronto-atendimento do Cervezão em busca de atendimento de médico é acolhido inicialmente por um técnico que verifica seus sinais vitais e, em seguida, por um enfermeiro que indica sua classificação de risco.
      “O objetivo é que o paciente receba atendimento mais adequado no lugar certo, no tempo correto e com qualidade”, explica a enfermeira Alcione Alves Buzo, que está coordenando a implantação do serviço. “Quanto mais grave o estado de saúde, mais rapidamente o paciente será atendido, pois cada minuto é precioso para salvar uma vida”, afirma.
     A classificação é feita por meio de cores, segundo escala internacionalmente aceita e atende orientação do Ministério da Saúde. A escala de prioridade começa com a cor vermelha, que representa emergência absoluta; a seguir vem a amarela, que indica condição que pode se agravar sem atendimento; depois, a cor verde, que sinaliza atendimento pouco urgente e, termina com a azul, em caso de atendimento não urgente.
      De acordo com Edison Rodrigues Filho, diretor geral de administração, a Fundação de Saúde iniciou trabalho de divulgação do novo serviço, na expectativa de contar com a adesão da comunidade. “As pessoas devem entender que numa unidade de saúde como a do Cervezão o atendimento não pode ser feito pela ordem de chegada e sim de acordo com o estado de saúde do paciente”, ressalta.
       “A implantação deste novo serviço faz parte de nossa proposta de reformulação da urgência e emergência”, anuncia o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
      Mestrinel cita as recentes ações da Fundação Municipal de Saúde que permitiram incrementar o atendimento na rede pública municipal de saúde de Rio Claro, como a implantação de novos serviços, compra de equipamentos e aquisição de ambulâncias. “Além disto, estamos construindo prédios para a Central Reguladora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que será acionado por chamada telefônica e atenderá 24 horas, e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que também atenderá em plantão 24 horas, com quatro médicos”.
      No Pronto-atendimento do Cervezão, o de maior movimento no município, está sendo instalado aparelho de Raios X e recentemente entrou em funcionamento o tele-eletrocardiograma, equipamento que permite diagnóstico imediato por telefonia celular. No local também será instalado o Laboratório Municipal de Análises Clínicas.

Skip to content