O aparelho de raios-X do Pronto Atendimento do Cervezão completou oito meses de funcionamento. Desde 29 de janeiro, quando foi inaugurado, até o dia 29 de setembro, o equipamento foi utilizado para a realização 17.106 radiografias, o que resulta na média de mais de dois mil raios-X por mês.
Nesse período, o exame mais frequente foi o de tórax (PA), feito 3.514 vezes, seguido pelo de tórax PA Perfil, com 1.562 registros, e de seios da face, que totalizaram 1.519.
“Esses números mostram a importância da implantação do serviço de raios-x no Pronto Atendimento do Cervezão”, comenta o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel.
Desde que o serviço foi implantado os pacientes socorridos no PA do Cervezão não precisam mais ser transportados até o outro lado da cidade, na rua 3 com a avenida 19, para serem radiografados, o que agiliza o atendimento, além de evitar transtornos de locomoção.
Com atendimento que obedece a classificação de risco, ou seja, prioriza os casos mais graves, o PA do Cervezão atende cerca de dez mil pessoas mensalmente e funciona 24 horas por dia. A unidade conta também com o Laboratório de Análises Clínicas, que desde o mês de julho já realizou mais de 8.100 exames, e ganhará ainda um centro cirúrgico, onde serão feitas pequenas cirurgias e outros procedimentos mais simples.