MENU

accessible_forward Acessibilidade
31 de março de 2016 Fundação de Saúde

População deve levar cães e gatos para a vacinação

O Centro de Controle de Zoonoses da Fundação de Saúde de Rio Claro dará prosseguimento à vacinação contra a raiva no próximo domingo, dia 3 de abril.

A vacina é gratuita e única forma de prevenção contra a raiva, doença perigosa, que pode ser transmitida aos humanos. Desde seu início, em 13 de fevereiro, a campanha em Rio Claro já vacinou 5.672 cães e somente 960 gatos, o que leva o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, veterinário Josiel Hebling, a reafirmar à população que leve os gatos para receber a dose.

A raiva é transmitida por morcegos e, além de ser fatal para os animais, também provoca a morte do ser humano que for contaminado, através de mordeduras ou contato direto com secreções de animais infectados.

Postos no domingo

A vacinação acontecerá das 9 às 16 horas na região dos bairros Boa Vista I e II (escola Garcia Losz); Recanto Paraíso e Jardim Panorama (PSF); Jardim das Paineiras (Rua 24/Avenida 60); Jardim Santa Eliza/Jardim Paulista II (Rua 25 com Avenida 54); Jardim Santa Eliza (Escola Samira); e Santa Maria (Jacutinga/Avenida 82). Em caso de chuva o trabalho será remarcado.

Sinais da doença

Os sinais da raiva variam conforme a espécie. Quando a doença acomete animais carnívoros, com maior frequência eles se tornam agressivos (raiva furiosa) e, quando ocorre em animais herbívoros, sua manifestação é a de uma paralisia (raiva paralítica).

No entanto, em todos os animais costumam ocorrer os seguintes sintomas: dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares, mudança de hábitos e paralisia das patas traseiras. Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um “uivo rouco”; e os morcegos, com a mudança de hábito, podem ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais.

Pular para o conteúdo