O tempo seco e a poeira são bons motivos para agravar os casos de doenças respiratórias, principalmente gripe, meningite, sarampo e rubéola, entre outras.
A Vigilância Epidemiológica da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro explica que os meios mais comuns de transmissão são a tosse e o espirro, mas também objetos contaminados.
Os sinais e sintomas dessas doenças podem se iniciar de maneira semelhante, com febre, tosse, dor de cabeça e no corpo; garganta inflamada, falta de ar, cansaço e, no caso do sarampo e da rubéola, manchas avermelhadas pelo corpo. Todas essas doenças podem evoluir para quadros graves, principalmente a meningite e a gripe.
De acordo com procedimentos da Vigilância Epidemiológica, a prevenção é o melhor caminho e exige alguns cuidados necessários. São eles: lavar as mãos com frequência com água e sabão; ou então utilizar álcool em gel, não compartilhar copos, talheres e alimentos; procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos; sempre que possível evitar aglomerações ou locais pouco arejados, manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados, evitar contato próximo com pessoas doentes, manter períodos de repouso apropriados; ingerir líquidos e procurar ter alimentação adequada.
Caso apresente os sintomas relacionados é importante a pessoa procurar por uma avaliação médica para o tratamento adequado.