MENU

accessible_forward Acessibilidade
13 de fevereiro de 2015 Fundação de Saúde

População poderá fazer teste de HIV no carnaval

A Campanha “Viva Melhor Sabendo” de prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis prossegue até o final do carnaval. O Programa Municipal DST/Aids/Hepatites Virais da Fundação Municipal de Saúde realiza os testes rápidos e gratuitos para todos os interessados.

Nos ensaios das escolas de samba a equipe esteve presente realizando os testes com a viatura CTA itinerante, que tem todos os meios técnicos para a realização dos testes e seu imediato resultado.

Segundo a coordenadora do Sepa – Serviço Especializado de Prevenção e Assistência – durante os ensaios foram realizados, em média, 20 atendimentos, totalizando mais de 200 exames.

Para a passarela do samba e jardim público, onde haverá grande concentração de pessoas durante o carnaval, o CTA também estará mobilizado para atender a população.

O teste rápido é a principal estratégia para o acesso ao diagnóstico precoce da doença e seu imediato tratamento. A maior concentração dos casos de Aids no Brasil está entre os indivíduos com idade entre 25 a 39 anos, mas os casos têm aumentado consideravelmente na faixa de jovens entre 15 a 24 anos.

Junto com os testes rápidos a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro fará a distribuição de preservativos. Para este ano está previsto o fornecimento de 86 mil unidades.

Pular para o conteúdo