Ao receber as médicas cubanas em seu gabinete na tarde dessa sexta-feira (14), o prefeito Du Altimari agradeceu e elogiou a importância do trabalho que elas irão desenvolver da Unidade de Saúde da Família do Bonsucesso e Novo Wenzel.
Rio Claro recebeu as médicas Marely Figueiredo Fonseca e Yolanda Marisela Rodríguez Alvarez, que integram o Programa “Mais Médicos” do governo federal, ao qual o município se inscreveu no ano passado.
Du Altimari comentou que a experiência profissional das duas médicas será de grande valia para a comunidade do Bonsucesso e todo o seu entorno, uma vez que muito em breve serão entregues mais 500 casas do residencial Bom Retiro, o que vai exigir a presença de profissionais médicos qualificados para atender a demanda.
“Estamos providenciando as mudanças para toda aquela região; o progresso está chegando rapidamente aos bairros e tenho certeza que as duas médicas farão parte dessa transformação na comunidade”, observou.
Marely Figueiredo e Yolanda Marisela são especializadas em Medicina Geral Integrada, ou seja, capacitadas para o serviço de saúde comunitário, que é o principal alicerce da Atenção Básica. Elas acumulam larga experiência no atendimento médico preventivo e em comunidades mais simples com funções exercidas em Cuba e na Venezuela.
Com a nomeação das médicas para a unidade do Bonsucesso e Novo Wenzel, a Fundação Municipal de Saúde tem a expectativa de nomear uma segunda equipe de Saúde da Família, o que melhoraria o atendimento básica na região.
Nestes primeiros dias de permanência em Rio Claro as médicas cubanas estão se integrando às equipes e serviços da Fundação Municipal de Saúde.