MENU

accessible_forward Acessibilidade
23 de dezembro de 2015 Fundação de Saúde

Prefeito lança o Plano de Vigilância e Controle da Dengue na terça-feira

O município de Rio Claro continua tomando todas as iniciativas de prevenção à dengue e doenças correlatas, como chikungunya e zika vírus para que não haja outra epidemia em 2016.


O próximo passo é o lançamento do Plano de Vigilância, Controle e Assistência à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, marcado para a próxima terça-feira (29), às 10 horas, no salão de audiências do gabinete do prefeito.


O documento é uma das mais importantes estratégias de saúde pública elaborado por todos os setores da Fundação de Saúde de Rio Claro envolvidos com a prevenção e o controle da doença, que tem se agravado em território brasileiro por causa das condições climáticas favoráveis ao mosquito transmissor.


“Todos os procedimentos estão sendo tomados; coloquei as secretarias à disposição para a soma de esforços no enfrentamento da doença e junto com uma equipe técnica temos avaliado todas as possibilidades para que nosso município não sofra nenhum agravo como aconteceu em 2015”, explica o prefeito Du Altimari.


No Plano Municipal de Vigilância e Controle constam todas as ações em execução ou que serão intensificadas pelos setores de saúde pública, desde unidades básicas, passando por emergências e estratégias de assistência completa aos pacientes no caso de alerta máximo.


“Nossas equipes não param, estamos atentos e esperamos a colaboração da população, pois o verão chegou e com ele o calor e chuvas, portanto, exigindo esforços de todos para se evitar criadouros do mosquito transmissor”, alerta a coordenadora do combate, Kátia Curado Nolasco.


A dengue tornou-se uma das doenças mais assustadoras dos últimos anos, pois seu agravo leva a pessoa à morte. Ela é provocada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegipty, que se prolifera em águas limpas paradas.


A população deve checar as calhas, caixas d´água, pneus e vasilhas no fundo dos quintais; ralos e qualquer local que possa acumular água.

Pular para o conteúdo