Ao agradecer e parabenizar toda equipe da Fundação Municipal de Saúde durante a entrega de duas viaturas na manhã desta terça-feira, 5, no Jardim Público, o prefeito Du Altimari destacou as ações para a realização do carnaval de Rio Claro e o trabalho desenvolvido no atendimento à saúde pública.
Altimari fez esse paralelo considerando a importância do carnaval para o município, que tem uma tradição centenária e é festa que mobiliza uma grande parcela da comunidade, seja nas atividades voltadas às escolas de samba, com a mobilização de costureiras, artesãos, marceneiros e profissionais de estamparia, ou de comércio e serviços, movimentando hotéis, lojas e restaurantes.
Nos bastidores da estruturação do carnaval “existe um amplo trabalho de centenas de pessoas, que dinamiza a economia local. Além disso, o carnaval é uma atividade de lazer e cultura que atende milhares de rio-clarenses e atrai grande número de visitantes”, afirmou Altimari. “Por isto, o carnaval sempre merecerá o nosso apoio e incentivo”, acrescentou.
O prefeito ressaltou a preocupação da administração municipal para a área de saúde. “Fazemos carnaval, sim, mas promovemos investimentos na saúde também”, argumentou, considerando que a prova do empenho da prefeitura e da Fundação de Saúde está nos avanços que já foram conquistados no setor, representados naquele momento pelas viaturas entregues à população.
“Somos um governo de peso político em Brasília. O Governo Federal enxerga o compromisso sério que temos”, lembrou Du Altimari ao se referir aos recursos enviados e que resultam em melhorias na saúde. “Essa é uma parceria social que visa o acolhimento das pessoas, razão pela qual Rio Claro promove um ótimo carnaval e cuida da saúde”, completou.
Na mesma linha de raciocínio falou a vice-prefeita Olga Salomão. Ela, que mantém permanente contato com a área da saúde, reafirmou a confiança do Ministro da Saúde Alexandre Padilha nos projetos de Rio Claro. Olga agradeceu duas pessoas que considera responsáveis pelos avanços nessa área: o Ministro Padilha, que reconhece a qualidade do trabalho desenvolvido em Rio Claro e a Presidenta Dilma, que defende recursos para a saúde.
Em breve pronunciamento, o secretário de saúde Marco Aurélio Mestrinel agradeceu sua equipe e a administração municipal e explicou que as duas viaturas entregues irão dobrar a capacidade de atendimento da urgência e emergência. O presidente da Câmara, Agnelo Matos, lembrou que há cinco anos o município não tinha ambulância e que agora, graças à vontade política do prefeito Du e da vice Olga, em conjunto com a Câmara, Rio Claro está avançando cada vez mais no atendimento médico.
Também participaram da solenidade os vereadores Julinho Lopes, Maria do Carmo Guilherme, Geraldo Voluntário, João Zaine e Raquel Picelli. A assessora Valderez Quintino representou o vereador Dalberto Christofoletti.
VIATURAS
As viaturas entregues na manhã desta terça-feira são destinadas ao Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – e ao DST/AIDS. O investimento é de mais de 230 mil reais, recursos provenientes do Governo Federal. O veículo do Samu será utilizado na regional, que reúne também as cidades de Santa Gertrudes, Ipeúna, Itirapina e Corumbataí. Para o DST foi entregue uma Unidade CTA Itinerante, que atenderá a comunidade nos bairros na realização de testes para diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C e encaminhamento do usuário.