Com a aproximação do período de chuvas, a prefeitura de Rio Claro volta a intensificar as ações de prevenção à dengue. A Fundação Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal da Educação vão reforçar conscientização da comunidade a partir da distribuição do “kit dengue”, uma cartilha que será entregue a alunos de quartos anos da rede municipal de ensino. Na terça-feira (13) o prefeito Du Altimari vai se reunir com representantes do setor de saúde e coordenadores de ensino para detalhar as linhas gerais do trabalho. A reunião acontece no auditório da Secretaria de Educação, no NAM, a partir das 8h30.
“As crianças são fundamentais no processo de se criar uma postura responsável em relação à eliminação dos criadouros do mosquito da dengue, o que deve acontecer desde cedo”, comenta a secretária da Educação, Heloísa do Carmo. “Os alunos também são excelentes multiplicadores de informações entre familiares e amigos”, acrescenta.
Além do kit, voltado à “ação contra o foco”, o trabalho inclui orientações técnicas feitas pela equipe de Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses (IEC-CCZ) sobre a doença, falando sobre sintomas e prevenção do mosquito causador a alunos envolvidos no projeto.
O prefeito Du Altimari também vai visitar as escolas participantes do projeto para sensibilização e discussão dos problemas detectados pelos alunos sobre questões ambientais da escola e bairro, com enfoque na dengue.
Para o coordenador do meio ambiente da Secretaria Municipal da Educação, Edson Norberto Andrade, a participação social é muito importante. “A disciplina para prevenir e enfrentar a doença é fundamental, já que não é fácil o controle do mosquito da dengue”, destaca. “Nesse contexto, todos são importantes – diretores, professores, alunos, funcionários, familiares e moradores em geral”, finaliza.